segunda-feira, 16 de novembro de 2009

HojeÉ... dia de pensar no MAR


HOJE comemora-se o DIA NACIONAL DO MAR. Este ano a celebração é dedicada ao tema "O Mar e o Desenvolvimento Sustentável". Um pouco pelo país inteiro acontecem actividades para assinalar a efeméride.
O mar está a morrer! PORQUÊ?
Porque o nosso apetite insaciável por peixe e a ganância de indústrias cada vez mais poderosas e sem escrúpulos que não sejam os do lucro desenfreado e imediato, transformou os oceanos, berço e suporte de toda a vida, em desertos explorados até à exaustão total.
E o MAR é tão importante para nós. E faz-nos tão bem.
O oceano é um espaço tridimensional cuja imensidão se projecta em todas as direcções, exercendo a sua magia e encanto em múltiplas vertentes da nossa vida. Desde a contemplação dos deslumbrantes finais de tarde à beira-mar, ao prazer das descobertas que um passeio entre a zona de marés proporciona, o oceano consegue sempre surpreender e fascinar. Constitui uma inesgotável fonte de inspiração para a criação artística e é objecto de estudo por parte da comunidade científica, ansiosa por desvendar os segredos e mistérios do berço da vida. Por outro lado, o oceano proporciona uma grande variedade de bens e serviços essenciais à vida. Das suas águas o Homem retira 1/5 do total da proteína animal que consome, explorando comercialmente perto de 3.000 espécies marinhas. Consumimos espécies como o Alabote, o Atum, o Bacalhau, os Camarões, o Espadarte, o Linguado, o Peixe-Espada Branco, o Redfish, a Pescada, a Raia, o Salmão, a Solha e o Tamboril - espécies que estão na lista de espécies ameaçadas. De inúmeras espécies produzem-se medicamentos, roupa e um interminável conjunto de bens, sem os quais a nossa qualidade de vida seria forçosamente diferente.

"O FUTURO DOS OCEANOS DEPENDE DA NOSSA ESCOLHA. A procura e o aumento do consumo de animais marinhos deixou algumas espécies em estado vulnerável. É preciso defendê-las e agir por um oceano sustentável. Através de uma escolha adequada, e respeitando os oceanos, podemos fazer a diferença. Na altura da sua compra informe-se sobre a origem e método de captura, ou criação, da espécie que vai adquirir. Se não estiver seguro da sua escolha siga a nossa sugestão." > uma iniciativa do Oceanário de Lisboa:

Sem comentários: