terça-feira, 26 de maio de 2009

Programa para Salvar Beleza Ameaçada na Austrália

Austrália lança projecto pioneiro para salvar cavalos-marinhos
A União Internacional para a Conservação da Natureza diz que há oito espécies de cavalos-marinhos ameaçadas no planeta. A organização aponta o cavalo-marinho-do-cabo, nativo da África do Sul, como a espécie mais ameaçada.


Cavalos marinhos - Fotos: David Harasti


Um biólogo marinho lançou na Austrália um programa inédito para tentar salvar espécies de cavalos-marinhos ameaçadas.
O biólogo David Harasti, da Universidade de Newcastle, na Austrália, criou filhotes de duas espécies não ameaçadas em cativeiro nos últimos seis meses e libertou-os-os no seu habitat, na baía de Sydney.
A maioria das espécies de cavalos-marinhos não se adapta bem ao cativeiro, apresentando um alto nível de stress e baixo índice de reprodução. A esperança que resulta desta experiência é de que as crias consigam sobreviver sozinhas.
Se a experiência, realizada com animais das espécies cavalo-marinho-de-barriga, a maior espécie existente, e o cavalo-marinho-branco, funcionar, o programa poderá ser usado com espécies em extinção em outros países.
"Estamos a testar a hipótese de cavalos-marinhos nascidos em cativeiro serem capazes de se adaptar à natureza, pois poderíamos introduzir o programa noutros países onde as populações estão a diminuir, como Filipinas, Vietname e Indonésia, que possui o maior número de cavalos-marinhos do mundo " disse Harasti à BBC.
Para Harasti, a maior ameaça aos cavalos-marinhos é a pesca abusiva - motivada, entre outras coisas, pelo uso do animal na medicina tradicional chinesa -, além do desenvolvimento urbano e degradação dos habitats.

O cientista diz que, com o passar dos anos, a perda de habitats naturais como campos de esponjas, corais e algas, levaram algumas espécies da Austrália a habitar regiões próximas das redes especiais de protecção contra tubarões. "Agora eles dependem delas, pois que as redes são "perfeitas" para os animais, já que fornecem protecção contra predadores.

A Austrália abriga pelo menos 20 das 60 espécies de cavalos-marinhos conhecidas no mundo, o que a torna o país possuidor da maior diversidade de espécies de cavalos-marinhos no mundo.

Novas espécies continuam a ser descobertas. Recentemente a menor espécie de cavalo-marinho do mundo foi encontrada próxima da costa da Indonésia. O Hippocampus denise tem apenas 16 milímetros de comprimento.

O investigador diz que os cavalos-marinhos são a única espécie do mundo na qual o macho dá à luz, podendo dar ter cerca de cem filhotes de uma vez só.

Segundo Harasti, quando a fêmea e o macho iniciam o processo de acasalamento, ficam juntos durante toda a temporada. "Recentemente descobrimos também que eles são monogámos de longo-prazo, pois os pares continuam juntos nas temporadas seguintes de acasalamento".
Fonte notícia: BBC Brasil

Sem comentários: