segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Tecidos Inteligentes"- Spray inovador permite criar peças de roupa laváveis e originais

Para ter um vestuário variado, em lugar de um monte e blusas, vestidos e calças, a partir de agora basta meia dúzia de latinhas de spray. É o fim dos problemas com espaço no guarda-roupa.

Manel Torres, um estilista espanhol a residir em Londres há mais de dez anos, criou um tecido que se aplica através de um spray e que, segundo o seu criador, "vai revolucionar o conceito de vestuário".
Quando fez 14 anos, Torres chegou à capital britânica para fazer um curso de moda, começou por sentir necessidade de criar um novo tecido que lhe permitisse "transmitir algo diferente" com as suas criações.

Foi então que começaram as primeiras investigações no seu laboratório para desenvolver um tecido que pudesse ser aplicado em spray, com a particularidade de poder ser moldado ao gosto de cada um.

O uso do spray é muito simples: basta aplicá-lo sobre a pele a nu, de maneira a que as fibras se unam e e formem um tecido com o modelo desejado e cuja espessura depende da quantidade de produto utilizada.

Vantagens deste novo tecido:

A roupa pode ficar bem justa ao corpo ou ir-se separando de modo a ficar mais solta.

Pode escolher a espessura do seu modelo e pode lavá-lo a seguir.
Os sprays podem ter fibras de tecidos naturais, como a lã o algodão ou a seda ou sintéticos como o naylon, as cores também variam , assim como as utilizações que se podem dar a esta inovação. O spray pode ser usado em automóveis para decoração de interiores, como um produto de limpeza para criar condições de assepsia, para não mencionar as aplicações no mundo da moda (fazer grafittis sobre tela, modificar texturas, criar designes de todas as peças de vestuário) . Este sistema irá permitir a criação de "têxteis inteligentes" com partículas activas que incluem perfumes ou medicamentos, com aplicação em curativos médicos .

E "é barato", comentou Torres, que está "ansioso" para ver como a indústria acolhe o produto e que aplicações lhe podem ser dadas no dia-a-dia.

Na próxima segunda-feira, Torres apresenta o produto com um desfile no Imperial College de Londres, que, segundo ele, "vai abrir outro caminho, outra maneira de criar tecidos e de vestuário".

Para Torres, melhorar a resistência do material é uma das tarefas pendentes desta invenção que conseguiu passar directamente do laboratório para a passerelle.




noticia lida em elmundo.es

1 comentário:

AYA TECH disse...

Excelente materia! parabens!!! Existem muitos tipos de tecidos inteligente e foi pensando nisso que a aya lancou diversos tipos de tecidos inteligentes desde tecidos aromaticos, tecidos repelentes de insetos, impermeaveis, bactericidas, hidratantes, enfim, trouxe ao Brasil uma tecnologia altamente inovadora e eficaz, vale a pena conferir, aya-tech.blogspot.com ou em nosso site www.aya-tech.com.br
Parabens!!