quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Criada em laboratório ...pele artificial.

Começou a era das máquinas...
Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar pele artificial super-sensível que consegue sentir até uma borboleta! Não é genial?

E a importância que esta descoberta pode ter! Além de poder ser usada em próteses humanas, em termos de robótica, vamos poder enviar sondas e robôs para outros planetas que poderão perfeitamente sentir o ambiente em redor.
“Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia em Berkeley está a desenvolver uma pele artificial para robôs. Este novo material, baptizado como e-skin é uma espécie de lâmina fina composta por nano-tiras de silício e coberta de pequenos sensores do tamanho de um pixel.

A nova pele electrónica, que está agora descrita na revista «Nature Materials», é capaz de detectar pressões muito leves, como por exemplo, de uma borboleta.”
Segundo os investigadores da Universidade de Berkeley, o novo invento poderia dar a um robô a possibilidade de distinguir objetos frágeis como um copo de cristal de uma panela.

A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de um novo tipo de pele artificial para uso em robôs e, no futuro, também em humanos.
“A ideia é fazer com que o material tenha funcionalidades semelhantes à da pele humana, o que implica incorporar a capacidade de tocar e de sentir objectos”, disse Ali Javey, coordenador da pesquisa.

Leiam em inglês, aqui e aqui. E o artigo científico: Nanowire active-matrix circuitry for low-voltage macroscale artificial skin. E já agora vejam também o filme.










Sem comentários: