sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Biologia no Verão: Noite Europeia dos Morcegos

Noite Europeia dos Morcegos
O Centro Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO comemora no próximo dia 30 de Agosto (sábado), pelas 19h30, a Noite Europeia dos Morcegos, evento realizado sob a égide do EUROBATS que será transmitido em directo pela recém inaugurada CvTv.

A “Noite Europeia dos Morcegos”, comemorada anualmente em mais de 30 países, resulta do “Acordo para a Conservação das Populações dos Morcegos Europeus”, a que Portugal aderiu em 1995.Consciencializar o público para a importância dos morcegos e para a necessidade de conservação e preservação destas espécies (grande parte delas classificadas como Em Perigo de Extinção no Livro Vermelho dos Vertebrados) são as linhas base deste Acordo, realizado à luz da Convenção de Bona. Sendo a consciencialização para a preservação dos quirópteros também um dos principais objectivos do Centro Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO, a CMA uniu esforços com o ICNB para integrar nas comemorações europeias a já habitual “Noite dos Morcegos” (acção integrada na programação da Ciência Viva no Verão, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica).


Embora as inscrições se encontrem já esgotadas, a “Noite Europeia dos Morcegos” pode ser acompanhada em directo no canal online da Ciência Viva (CvTv) a partir das 19h00.

Este evento marca ainda o início da disponibilização na internet dos recursos do Observatório dos Morcegos Cavernícolas (OMC) através do lançamento do site “Morcegos na Web”. Conseguido com a colaboração da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e do PÚBLICO.PT, o site “Morcegos na Web” vai permitir utilizar remotamente os recursos do OMC e acompanhar em tempo real o dia-a-dia dos morcegos do Alviela através de quatro câmaras de infra-vermelhos instaladas nas grutas, manipuladas por um joystick que permite aproximar a imagem sem introduzir perturbação no meio.

PROGRAMA

19:00 – Abertura do Programa Ciência Viva TV; lançamento do WebSite;

19:30 – Início da Noite Europeia dos Morcegos; Apresentação do programa e dos intervenientes;

19:35 – Início da Palestra multimédia (internet) / vídeo-conferência sobre os morcegos; Intervenção do EUROBATS - Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus (via web);

20:00 / 21:00 - Observação da actividade das colónias residentes na Lapa da Canada através das câmaras do Observatório dos Morcegos Cavernícolas, com comentários e sessão de perguntas aos especialistas;

20:30 / 21:00 – Visita à Lapa da Canada para observação e detecção acústica das diferentes espécies de morcegos.

Foto: http://portal.icnb.pt/

Notícia publicada por Centro Ciencia Viva de Alviela - Carsoscópio

Sem comentários: