sábado, 14 de julho de 2012

O que é que a banana têm? O genoma "descascado"

A banana - base da alimentação e da economia para mais de 400 milhões de pessoas no mundo, que foi "domesticada" há 7000 anos a partir de espécies selvagens, acaba de ter o seu genoma sequenciado.

A espécie comestível e a selvagem cujo genoma foi agora revelado Fotografia © Angélique D'Hont
Sabias que as bananas mais comuns nas prateleiras dos nossos supermercados - as bananas Cavendish e que a maioria tanto aprecia- são totalmente estéreis ( se reparares não possuem sementes)? E que esse é também o caso da maioria das variedades de bananas comestíveis existentes no mundo? No caso da Cavendish, que foi introduzida no Ocidente nos anos 1950, isso significa que andamos desde então a comer a "mesma" banana: todas as Cavendish descendem, por clonagem, de uma única planta-mãe, surgida na China, provavelmente, há milhares de anos. Dada a quase total ausência de diversidade genética que daí decorre, as bananas estão em perigo de extinção.  Duas doenças causadas por fungos - uma nova forma do chamado "mal-do-panamá" e a sigatoka-negra são letais para esta variedade de banana, de longe a mais importante do ponto de vista comercial. E não há nada no seu genoma susceptível de a proteger.
A descodificação da sua informação genética foi feita por um grupo internacional de investigadores, coordenado pela equipa francesa de Angélique D'Hont, do CIRAD, o centro de cooperação internacional em ainvestigação agronómica para o desenvolvimento, em Monpelier, França. E a informação, publicada dia 12 de julho, na revista Nature, pode ser essencial não só para melhorar a produção mundial desta fruta mas sobretudo para encontrar formas eficazes de combater os fungos que, volta, não volta, atacam as espécies comestíveis.
   "O conhecimento do genoma vai facilitar consideravelmente a identificação dos genes responsáveis por características tais como a resistência às doenças e a qualidade da fruta", escreve o CIRAD em comunicado. Para fazer a sequenciação dos 520 milhões de "letras" do genoma da banana - mais de 36 mil genes, distribuídos por 11 cromossomas -, os cientistas escolheram uma variedade selvagem da mesma espécie que a Cavendish (Musa acuminata, cujo genoma entra na composição de todas as variedades comestíveis de banana, cruas ou cozinhadas). A variedade escolhida tem, contudo, uma genética menos bizarra do que a Cavendish. É que, ao contrário do que é normal e da variedade sequenciada, a Cavendish possui três cópias de cada cromossoma em vez de duas...
Fonte  da notícia: jornal o público e

Sem comentários: