quarta-feira, 4 de julho de 2012

Já temos o Higgs ( "Bosão de Higgs" ) e sem meter Deus ao barulho .

Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), organização a que Portugal pertence, anunciaram hoje de manhã numa conferência em Genebra (Suíça), que descobriram uma nova partícula subatómica que pode ser o bosão de Higgs, também conhecido por "partícula de Deus". A
descoberta de uma nova partícula marca «um grande dia para a Ciência», mais perto de descobrir como funciona o Universo, mas sem meter Deus ao barulho.

Porque é tão importante esta descoberta?

 Esta descoberta é o culminar de 50 anos de «trabalho e expetativa»,  desde que, nos anos 1960, o físico escocês Peter Higgs avançou com a teoria de que haveria uma partícula responsável pela massa das outras partículas fundamentais do Universo.

Estas partículas fundamentais, a um nível sub-atómico, são «os eletrões, os 'quarks', protões, eletrões e os neutrinos», que têm todos massas muito diferentes, e a partícula de Higgs seria uma «complementar» que lhes confere essas massas diferentes. 

O Higgs é fundamental para explicar a razão por que todas as outras partículas que constituem a matéria têm massa, isto é, porque existe o Universo onde vivemos. No fundo, é a peça que faltava no puzzle do chamado Modelo-Padrão, uma colecção de teorias que integra todos os conhecimentos atuais sobre o comportamento das partículas fundamentais da matéria.
A descoberta da nova partícula subatómica surge na sequência das experiências feitas pelo maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, localizado em Genebra

A descoberta anunciada pelo CERN «não é o fim de nada, mas pode ajudar a esclarecer o que se passou no início do Universo».
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cern-anuncia-descoberta-da-particula-de-deus=f737354#ixzz1zlT5rp1W

Claro que sem o contributo de várias ciências como a fisica e a matemática  e da tecnologia não seria possível descobertas como estas e a compreensão do Universo. A física é, no sentido lato, a chave que os cientistas utilizam para tentar perceber a natureza, apoiados pela linguagem da matemática. Desde os tempos dos antigos gregos, passando por Kepler, Galileu, Newton, Einstein e todos os outros, que percebemos que este método funciona notavelmente bem.
Em particular, ficamos convencidos de que um mecanismo funciona quando permite prever coisas que ainda não aconteceram, desde o movimento de um pêndulo até á ocorrência de eclipses. E a história da ciência tem sido uma sucessiva construção de observações, teorias, busca de provas e demonstrações, que tem permitido progressos fantásticos na compreensão do mundo que nos rodeia.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bosao-de-higgs-nascido-a-4-de-julho=f737267#ixzz1zlGt2R82

Sem comentários: