domingo, 6 de fevereiro de 2011

Popeye tinha razão! Afinal os espinafres fortalecem os músculos



O estudo foi realizado na Suécia. O Popeye tinha razão quando dizia que a sua força provinha dos espinafres. O famoso marinheiro, sempre que queria fortalecer os músculos, “engolia” uma lata desta hortaliça, ficando de imediato com os seus bíceps sobrevalorizados, sendo um exemplo a imitar pelos meninos de todo o mundo.

Apesar do efeito não ser instantâneo, como acontecia com a personagem criada em 1929, o estudo publicado na revista "Cell Metabolism" revela que comer um prato de espinafres todos os dias aumenta a eficiência muscular.

Segundo o artigo, que faz capa da publicação científica, o consumo de 300 gramas de espinafres reduz em cinco por cento a quantidade de oxigénio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico.
O segredo dos músculos fortes não está no ferro, embora este exista em grande quantidade nos espinafres, mas nos nitratos, que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, organitos que produzem a energia nas células. "É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

Ao longo de três dias, o investigador deu a um grupo de voluntários suplementos puros de nitrato numa quantidade equivalente à de um prato de espinafres.

Antes e depois desta dieta, os voluntários pedalaram numa bicicleta ergométrica enquanto o consumo de oxigénio era medido, tendo-se verificado que foi entre três e cinco por cento menor no final. "É um efeito profundo e significativo. Demonstra que afinal o Popeye tinha razão", comentou o especialista.
É de salientar ainda que os espinafres são muito importantes na alimentação pois aportam muitos outros nutrientes, tais como magnésio e vitamina C. Também facilita o trânsito intestinal, sendo ideal para atletas e pessoas que desejem perder peso sem deixar de nutrir-se adequadamente.

Notícia lida em cienciahoje.pt e ojo cientifico.

Sem comentários: