sábado, 18 de dezembro de 2010

INALENTEJO - DarK Sky


Alentejo implementa primeira reserva Dark Sky do país
Projecto visa diminuir poluição luminosa

No âmbito de um projecto turístico pioneiro em Portugal, a reserva Dark Sky, está a ser implementada em seis concelhos do Alentejo, nas margens da albufeira de Alqueva, entre os quais o de Reguengos de Monsaraz, para captar turistas interessados na observação astronómica nocturna.

O presidente da autarquia, José Calixto, disse hoje à Agência Lusa que a zona do Alqueva “tem as condições ideais” para a observação do céu, pelo que o município “passou a ter preocupação com o tipo de iluminação dos monumentos”.

Na sede de concelho, em Reguengos de Monsaraz, “a iluminação cénica da igreja matriz passou a desligar-se à 01h00”, à semelhança do que acontece na vila medieval de Monsaraz, onde também a igreja matriz “deixou de ter iluminação toda a noite”, disse o autarca.

As luzes decorativas das muralhas de Monsaraz, que possui projectores de elevada potência, também “só acedem esporadicamente e durante a realização de eventos como a bienal cultural ou as festas da vila”, revelou José Calixto.

“Existe uma iluminação mínima que garante a segurança de bens e pessoas, enquanto a iluminação cénica, mais forte, é desligada”, adiantou, lembrando que as luzes decorativas “têm, por um lado, consumos elevados e, por outro, aumentam a poluição luminosa”.

No âmbito deste projecto, o município de Reguengos de Monsaraz pretende avançar com a substituição do actual sistema por uma iluminação LED, que permita definir “graus de intensidade de acordo com as necessidades das populações”.

Os promotores do projecto já apresentaram uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Alentejo (INALENTEJO) para a aquisição de equipamento necessário, como telescópios, num investimento de 700 mil euros. Envolvendo os concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos, o projecto é promovido pela Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, Empresa de Desenvolvimento e infraestruturas de Alqueva (EDIA) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

Sem comentários: