domingo, 5 de agosto de 2012

Curiosity amanhã em Marte

Amanhã, de madrugada, pelas 06:24 (hora de Lisboa), o mundo vai ter os olhos postos em Marte. O robot Curiosity entrará  na  atmosfera marciana a uma velocidade superior a 20 mil km.h-1. Será sem dúvida a  mais "louca", difícil e ousada aterragem alguma vez realizada no planeta vermelho  Nos 7 minutos que se seguem, esta magnífica máquina  executará uma série de manobras pré-programadas que no final a imobilizarão dentro de uma pequena elipse com 20 por 7 km de dimensão no interior da cratera Gale.

O Curiosity com 899 kg de massa (menos de um quarto que o rover da NASA da geração anterior) é um laboratório andante de seis rodas, com dez instrumentos científicos. Mede três metros de comprimento e 2,8m de largura, uma altura máxima de 2,1 metros e um braço para fazer experiências.

 O Curiosity foi programado para ( num período de dois anos) procurar  vestígios de vida e água entre os sedimentos da zona mais profunda do planeta. 

Se quiseres conhecer  os momentos chave desta ambiciosa missão, incluindo toda a acção que se irá desenrolar na madrugada do dia 6 de Agosto, vê o vídeo;



Para acompanhares todo o processo é só aceder ao site da NASA: www.nasa.gov.

Sem comentários: