segunda-feira, 5 de março de 2012

Violino feito com cordas a partir de teias de aranha produz sons com novo timbre

Imagem em   http://www.natur-portrait.de/foto-34044-faszination-spinnen-11-gigantisch.html
Um investigador japonês está a usar milhares de teias de aranha para criar um novo tipo de cordas a usar em violinos. Shigeyoshi Osaki está interessado nestes pequenos fios de seda que, pela sua suavidade, dão um novo timbre aos violinos.

«Instrumentos musicais de cordas como os violinos têm sido alvo de muitos estudos científicos. No entanto, muitos artistas têm-se interessado pelo corpo do violino em vez das propriedades das cordas», revelou Osaki, citado pela «BBC».

A principal particularidade destas cordas feitas de teias de aranha está no fato de se unirem na perfeição, não deixando qualquer espaço entre elas. Para cada corda, o Dr. Osaki usa entre três mil e cinco mil fios retirados de aranhas da espécie Nephila maculata.

O processo inclui torcer as teias de aranha numa direção para formar uma consistência uniforme, da qual depois são esticados outros fios em direção oposta de modo a criar uma união perfeita.

Shigeyoshi Osaki tem vindo a estudar as particularidades das teias de aranha há alguns anos, sendo que agora está a usar as suas propriedades para o mundo da música.

«Vários artistas estão a comentar que as cordas de teias de aranha produzem um novo timbre, sendo possível criar nova música», confessou Osaki, citado pela «BBC».

Fonte da notícia:  http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-17232058  , Aqui podes ouvir os sons produzidos por este violino.

Sem comentários: