sexta-feira, 9 de março de 2012

Ciência que há num rabo de cavalo

Um grupo de investigadores britânicos elaborou uma equação matemática que prevê a forma do rabo-de-cavalo. Apesar de aparentemente inútil, este trabalho ajuda os cientistas a compreenderem melhor o comportamento de materiais naturais, como a lã e o pêlo.



Puxar um cabelo comprido atrás e prendê-lo com um elástico até pode ser simples, mas a Equação da Forma do Rabo de Cavalo constitui a primeira explicação científica da distribuição dos cabelos neste tipo de penteado, afirmam os cientistas responsáveis pela investigação. O trabalho constitui um contributo para uma melhor compreensão dos materiais compostos por fibras aleatórias.
A equação que explica e prevê a forma do rabo de cavalo é proposta por uma equipa de físicos britânicos num artigo publicado recentemente na revista científica Physical Review Letters, da Sociedade Americana de Física. "É uma equação notavelmente simples", observa Raymond Goldstein, professor de Sistemas Físicos Complexos na Universidade de Cambridge, citado pela BBC, mas que "resolve um problema que tem intrigado cientistas e artistas desde que Leonardo da Vinci mencionou a fluidez da ondulação do cabelo nas suas notas, há 500 anos".
A Equação da Forma do Rabo-de-Cavalo representa a primeira investigação da distribuição dos cabelos num rabo-de-cavalo e permite compreender como o conjunto se comporta face à pressão resultante da colisão entre os cabelos que o compõem.



Sem comentários: