segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Flamingos usam pigmentos como cosméticos para realçar a sua cor rosa

Imagem aqui
Os Flamingos produzem secreções pigmentadas para colorir as penas e assim chamar a atenção de potenciais parceiros de acasalamento.

Um estudo realizado nas zonas húmidas do Sul de Espanha, revelou que os flamingos produzem secreções pigmentadas para as penas, de forma a evidenciarem-se para os potenciais parceiros de acasalamento. Os cientistas identificaram os pigmentos das secreções, chamados carotenóides, no óleo que as aves produzem, em glândulas próximas da base das penas.
Os cientistas descobriram que os flamingos esfregam as secreções pigmentadas nas penas, como uma "maquilhagem". Os pigmentos vermelho-alaranjados presentes no óleo ressaltam a cor característica dos flamingos. Além de arrumar as penas, muitas aves esfregam o rosto na glândula e de seguida nas penas do pescoço e do peito.

O líder do estudo, Juan Amat, diz que os flamingos gastam muito tempo na actividade de esfregar o pigmento nas penas, então quanto mais bonita visualmente é a cor da ave, mais saudável e bem nutrido é o flamingo. Se ele não esfregar constantemente as suas penas, a cor esbate-se em alguns dias. Isso significa que, tal como a maquilhagem, para se manter bonita tem de ser retocada, também a cor do flamingo deve ser reaplicada para se manter vistosa.

Os dados deste trabalho permitiram ainda determinar que este comportamento é mais marcado nas fêmeas, tal como acontece nos humanos. A cor da plumagem dos flamingos será deste modo manipulada como um sinal de qualidade de cada indivíduo. Os flamingos com cores mais fortes também se reproduzem mais e são encontrados nos habitats melhores. Desta forma a cor rosa evidenciada funciona como um poderoso sinal visual da saúde e da qualidade de nutrição dos flamingos.
Para os que querem saber mais, ler aqui

Sem comentários: