quinta-feira, 11 de março de 2010

Proibição do comércio internacional do atum - rabilho

Europa decide apoiar a proibição de comércio internacional do atum rabilho.


A União Europeia (UE) decidiu ontem, em Bruxelas, apoiar a proibição de comércio internacional do atum rabilho, questão que será negociada numa reunião marcada para sábado em Doha (Qatar), de acordo com fontes diplomáticas dos 27.

Os embaixadores da UE aprovaram, por maioria qualificada, a proposta da Comissão Europeia de proibição das vendas internacionais e de pesca industrial do atum rabilho, a fim de salvar a espécie da extinção.

A medida será discutida na reunião da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES), a ser realizada em 13 e 25 de março, em Doha.

A Comissão Europeia propôs em Fevereiro aos Estados-membros que apoiassem a proibição do comércio de atum rabilho em 2011.

A proibição não deverá ser total, estando prevista por Bruxelas uma exceção para a pesca artesanal.

As capturas de atum rabilho na UE foram este ano reduzidas em 39 por cento, sendo que Portugal tem uma quota marginal de 237,66 toneladas.

No início de Fevereiro, o Parlamento Europeu tinha já defendido a proibição do comércio de atum rabilho, também conhecido como atum vermelho.

Em meio século, de 1957 para 2007, a população de atum-rabilho reduziu-se em 75 por cento, com uma quebra de 60 por cento só na última década.

A Convenção CITES é o principal acordo global sobre a conservação das espécies selvagens, com o objetivo de evitar a exploração excessiva das espécies da fauna e da flora selvagens pelo comércio internacional.

As Partes na Convenção elevam-se a 175, incluindo os 27 Estados-Membros da UE.

Todos os países da bacia do Mediterrâneo têm interesse na pesca do atum rabilho e a UE detêm 57 por cento do total admissível de capturas, sendo a parte da Tunísia, Marrocos, Argélia e Líbia de 27 por cento e a do Japão de nove por cento.

O atum-rabilho é a maior das várias espécies de atum e os maiores exemplares, já muito raros, podem atingir os quatro metros de comprimento e cerca de 700 quilos de peso.

Fonte da notícia:

http://noticias.sapo.cv/inforpress/artigo/5170.html

Sem comentários: