domingo, 7 de março de 2010

Formigas da Tunísia descobrem caminho de casa através de olfacto em estéreo

Imagem artística que representa como as formigas usam o "olfacto" em estéreo para criarem um mapa de odores que usam na orientação para a sua casa - o formigueiro



Formigas Cataglyghis fortis - imagem retirada daqui


De acordo com notícia saída em BBC news, Cientistas descobriram uma espécie de formigas, Cataglyghis fortis, no deserto da Tunísia, que tem a prodigiosa capacidade de cheirar em estéreo. Recebem os cheiros nas suas antenas, e com isso conseguem reproduzir de alguma maneira o espaço à sua volta, uma paisagem de odores, que lhes permite situar-se, orientar-se e encontrar o seu formigueiro.
O Doutor Markus Knaden e col., do Instituto Max-Planck para a Ecologia Química em Jena, Alemanha, investigaram a orientação olfactiva da formiga do deserto Cataglyphis fortis. Os resultados dos seus trabalhos aparecem publicados na revista Animal Behaviour, editada on-line por ScienceDirect.

Como conseguem estas formigas esta proeza?
Conseguem fazê-lo fundamentalmente usando em simultâneo as suas duas antenas e determinando as direcções donde provêm os diferentes odores. Com esta habilidade realizam uma distribuição espacial no seu cérebro, criando uma espécie de mapa mental da área envolvente.

Já se conhecia outros animais (pombos, ratos e o ser humano) com a capacidade de cheirar em estéreo, mas estas formigas são o primeiro animal conhecido que consegue usar os odores para a orientação espacial.

Estas formigas afastam-se do seu formigueiro, em busca de comida até 100 metros, e depois conseguem encontrar a entrada do mesmo num ambiente como o deserto, onde é difícil encontrar referências de paisagem visual na sua escala.

Através de várias experiências e usando 4 diferentes odores marcados (A,B,C e D) na entrada do formigueiro, os cientistas determinaram que as formigas conseguem desenhar o mapa da área, graças à capacidade de "cheirar " esses odores e ainda que precisam das 2 antenas para poder localiza-lo. Formigas com apenas uma antena não foram capazes de encontrar o formigueiro. Portanto, não só detectam os cheiros, mas também as posições relativas de maneira que coincida com a imagem olfactiva da entrada do formigueiro.

Para Markus Knaden, é uma estratégia de sobrevivência numa região extrema. "O deserto hostil exige uma elevada capacidade de orientação que combine qualquer pista disponível", afirmou à BBC News. A equipa pretende a seguir estudar a relação entre o odor e a visão no contexto desta estratégia das formigas.

Site da notícia:

http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_8539000/8539525.stm

Sem comentários: