quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mãe, como os camaleões conseguem mudar de cor?


 Um dos animais que mais me impressionam são os camaleões, principalmente a sua capacidade de mudar de cor. 

Nome popular: Camaleão comum
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Chamaeleontidae
Nome científico: Chamaeleo chamaeleon
Nome inglês: Common ou European ou Mediterranean Chameleon
Nome em Italiano: camaleonte comune
Comprimento: até 60 cm

Características:
Língua protrátil, cauda preênsil, patas fortes.
Alimentação: Alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados. O camaleão cacteriza-se por se movimentar   com extrema lentidão. Para apanhar  a sua presa, utiliza a língua como se fosse um laço. Consegue, com a velocidadade de um raio, estender a língua quase um metro. O inseto fica preso na ponta pegajosa da língua  sendo logo de seguida engulido.  Só com fotografias de alta velocidade é que o  processo pode ser estudado em detalhe.


Existem cerca de 160 espécies em todo o mundo, mas poucas pessoas sabem que nem todas são capazes de mudar de cor. O registro fóssil mostra que estes répteis adaptados para escalada e caça visual habitam a Terra há pelo menos 26 milhões de anos (com desconfiança  de que possam ser tão antigos quanto 100 milhões de anos).
Mas, voltando ao assunto, a primeira pergunta  é: como os camaleões conseguem essas mudanças de cor?
Talvez não saibam mas a pele dos camaleões é transparente? Pois é, as células responsáveis por sua coloração, chamadas cromatóforos, ficam sob essa primeira camada de pele, e são altamente especializadas.
As células da camada superior são chamadas xantóforos (pigmento amarelo) e eritróforos (pigmento vermelho). Logo abaixo estão os iridóforos (ou guanóforos), que contém guanina, uma substância de aparência cristalina que reflete a parte azul da luz incidente. Se a camada superior de células aparecer principalmente amarela, a luz refletida se torna verde (azul + amarelo = verde, lembram das aulas de Educação Visual?). Ainda há uma camada de melanina (pigmento escuro que dá  o nosso tom de pele e nos protege dos raios ultravioleta – UV – da radiação solar),  camada  mais profunda nas células refletoras,  que também influencia na intensidade da luz refletida.
 Ao contrário do que se pensa, os camaleões normalmente alteram sua cor em função do estado comportamental em que se encontram. As mudanças são também um tipo de indicador social para seus semelhantes, e há pesquisas que sugerem que a pressão inicial para evolução do sistema de cores tenha sido a sinalização social, e que os métodos de camuflagem tenham sido um efeito secundário.

Parece que o vídeo (encontrado na net) apresentado aqui,  não é verdadeiro, no entanto não deixa de ser curioso, já que refere uma realidade.

Sem comentários: