quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Experiência" de alunos portugueses poderá vir a ser testada na ISS

Será que as leveduras no espaço produzem mais álcool do que na Terra? Esta é a questão de uma experiência de alunos portugueses que poderá chegar à Estação Espacial Internacional ( ISS).
A experiência elaborada pelos alunos Guilherme Aresta, Daniel Carvalho e Miguel Ferreira chegou nesta terça-feira à semi-final da competição YouTube Space Lab, junto com mais 59 projectos de todo o mundo. As duas equipas que ganharem vão ver a sua experiência testada na Estação Espacial Internacional. A ideia da competição, organizada pela NASA, pelo YouTube, pela empresa espacial Space Adventures, pela loja Lenovo e pela Agência Espacial Europeia, foi lançada a 11 de Outubro de 2011 a nível internacional, para jovens entre os 14 e 18 anos. O objectivo era conceber uma experiência que pudesse ser testada na Estação Espacial Internacional.


 “o vídeo intitulado “Yeast-Powered Space Travel” explica, passo a passo, a experiência com ajuda de desenhos. As leveduras produzem etanol quando se alimentam e, segundo a hipótese dos três estudantes, se estiverem submetidas à microgravidade espacial, vão estar numa suspensão perfeita para produzir etanol, ao contrário da Terra, em que a gravidade faz com as partículas fiquem agregadas consoante a densidade que têm, o que dificulta um metabolismo mais eficiente.”

O resultado do concurso é baseado na votação que é feita no sítio YouTube SpaceLab.
Vota, partilha o link, convida os teus amigos para o evento e ajuda os "nossos alunos" a levar esta experiência para o espaço!
http://www.publico.pt

Sem comentários: