sábado, 15 de maio de 2010

SOS...as lagartixas ESTÃO A DESAPARECER...


Exemplar de Sceloporus bicanthalis incluido no estudo
Para que servem as lagartixas é algo que teremos que começar a perguntar-nos pois dentro de pouco tempo já não existirão. É um sinal de alarme de que alguma coisa não está bem com os ecossistemas.
Os cientistas descobriram que lagartos e lagartixas estão a desaparecer em todas as regiões do planeta, inclusive aquelas que não têm registado alterações de qualquer tipo e onde, em teoria, não deveriam existir motivos para que se verificasse um desaparecimento tão rápido e drástico destas espécies.
A revista Science publica o resultado de uma investigação levada a cabo por 26 cientistas de 12 países que constataram a situação pela qual estes répteis estão a passar. Dado que não são capazes por si mesmos de regular a sua temperatura corporal, como fazem os mamíferos, dependem inteiramente da temperatura ambiente para receber calor, pelo que se tornam extremamente sensíveis às variações desta, encontrando-se expostos às alterações que têm afectado o clima global da terra.


"Muitas das espécies estão à beira da extinção. Suspeita-se que muitos dos lagartos já se extinguiram nos trópicos, apesar de não se saber quantas espécies terão já desaparecido" como referiu Barry Sinervo, autor principal do estudo, e investigador na Universidade de California em Santa Cruz (EEUU) e do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS, siglas em françês).
Segundo o estudo o panorama é sombrio, prevê-se que para 2050 "não haverá esperança para os lagartos.Os investigadores estimam que 20 por cento das espécies de lagartos estejam extintas em 2080, caso a situação do aquecimento global não seja revertida..


Notícia lida e foto em


Sem comentários: