segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AVATAR-o filme sensação, em 3D


O filme «Avatar», um prodígio da tecnologia que o realizador James Cameron esperou quinze anos para fazer, vai estrear no dia 17 deste mês em quase 90 salas de cinema portuguesas, a maioria com projecção em três dimensões (3D). De acordo com a distribuidora Castello Lopes, 50 salas serão de projecção a 3D e as restantes 32 de exibição tradicional, em película de 35 milímetros.
«Avatar», cuja antestreia se realizou ontem em Londres, é apontado como a grande sensação do cinema em 3D, com recurso à mais recente tecnologia e efeitos especiais, aperfeiçoando no grande ecrã a combinação de actores reais com personagens animadas.

James Cameron pensou na história em 1995, ainda antes de estrear «Titanic», mas só retomou o projecto há quatro anos, quando tinha todas as ferramentas tecnológicas para o concretizar. Uma das novas técnicas utilizadas é o reconhecimento facial, que capta, em computador, as expressões dos actores, incluindo o movimento dos olhos, para posterior reprodução em animação.

O filme conta no elenco com Sigourney Weaver, Sam Worthington, Michelle Rodriguez e Zoe Saldana.

Em Londres, o realizador sublinhou que por detrás de todas as cenas de acção, aventura e guerra, apesar dos efeitos especiais e aparato tecnológico, «Avatar» conta uma "emotiva história de amor".

O filme passa-se em 2154, quando os humanos descobrem um valioso mineral num novo planeta, Pandora, habitado pelos Na´vi. Para entrarem no planeta, os humanos criam avatares, seres híbridos com DNA Na´vi, para extrair aquele mineral.
A história centra-se em Jake Sully, um militar norte-americano que, através do seu avatar, ficará dividido entre dois mundos, entre duas culturas, em conflito entre si.

James Cameron sublinhou que " há referências indirectas à guerra no Vietname, aos atentados de 11 de Setembro, à forma como tratamos o ambiente, o sentimento de pertença a uma comunidade".

A estreia comercial está a ser acompanhada com expectativa pela indústria cinematográfica. Há quem defenda que o sucesso, ou fracasso, do filme será relevante para futuros investimentos na tecnologia e no 3D. «Avatar» será também, em breve, lançado para PlayStation3, Wii, Xbox360, DS e PSP.

O último êxito de James Cameron, «Titanic», foi o filme mais lucrativo e premiado de sempre da história do cinema, com 11 Óscares e 1,2 mil milhões de euros de receita.
Imagem e notícia em cienciahoje.pt

Sem comentários: