domingo, 17 de janeiro de 2010

Nova espécie de grilo "apanhado" a polinizar orquídea

A este de Madagastar, nas pequenas ilhas Reunião, cientistas fizeram uma surpreendente descoberta:
Um grilo que poliniza orquídeas


O grilo que poliniza as flores da orquídea (Glomeremus sp). Photo by: Michenau and Fournel.



Flor da orquidea Angraecum cadetii - Photo by: Michenau and Fournel.

Uma nova espécie de grilo encontrada nas Ilhas reunião está a intrigar os cientistas. Uma equipa do Jardim Botânico Real de Kew, no Reino Unido, apanhou este grilo a polinizar uma orquídea. Normalmente os grilos são mais conhecidos por comerem as flores e não por polinizá-las. É a primeira vez que se regista um comportamento destes na espécie.
A equipa usou câmaras nocturnas para registar como é que uma espécie de orquídea, a “Angraecum cadetti”, era polinizada. E acabaram por descobrir o comportamento deste grilo que não só poliniza plantas como é uma espécie nova, com outras particularidades que o tornam único: não tem asas, mede apenas dois a três centímetros e tem umas antenas mais largas do que o normal. Apesar de ainda não ter nome, esta espécie, descrita na revista “Annals of Botany”, é da família “Glomeremus”. Os estudos mostraram que o grilo é um excelente polinizador com elevadas taxas de polinização em Angraecum cadetii semelhantes às das espécies dos pássaros polinizadores de flores. Miccheneau um dos autores do estudo referiu: " Nós pensamos que esta espécie de grilo evoluiu para comer nectar e assim evitar a competição com os outros grilos de Reunião.
As orquideas do género Angraecum costumam ser polinizadas por mariposas, mas a cadetii têm o privilégio de ser polinizada por um grilo. É mesmo surpreendente, não é?
Fonte da notícia e imagens:
http://news.mongabay.com/2010/0112-hance_raspy.html

Sem comentários: