Este vídeo mostra como um indivíduo de Stalix cf. histrio se associa ao Thaumoctopus mimicus adotando o mesmo padrão colorido do polvo, aparentemente para assim se poder afastar em segurança do buraco onde se refugia a fim de se alimentar.
O mimetismo é a imitação por parte de uma dada espécie, do aspeto de outra diferente, através da aquisição da mesma cor, padrão, comportamento etc, porque tal lhe confere alguma vantagem, como por exemplo, não correr o risco de ser apanhada e comida por um predador.
Quando este comportamento mimético não é uma característica generalizada a todos os exemplares da espécie, mas ocorre apenas nalgumas populações, estamos perante um caso de mimetismo oportunista e não obrigatório.
Já existem registos de caso de mimetismo oportunista em peixes, mas desconhecia-se que o peixe que é protagonista da presente descoberta recorresse a este artifício.
A filmagem, obtida em julho de 2011,ao largo do Norte da ilha de Sulawesi, na Indonésia, por Godehard Kopp, um dos autores, mostra como um exemplar de Stalix cf. histrio adquire o padrão estriado e as cores do polvo mimético Thaumoctopus mimicus, acompanhando-o na sua deslocação durante 15 min.
Os autores explicam que o Stalix cf. histrio é um peixe que nada mal e que passa a vida adulta perto de um buraco na areia do fundo marinho onde se refugia em caso de aproximação de um predador.
Deste modo, é sugerido que o peixe mimetiza o polvo, que por sua vez mimetiza outros peixes e cobras marinhas para passar despercebido aos predadores, com o objetivo de se afastar do buraco de areia em que se esconde em segurança, de forma a poder-se alimentar.
Uma vez que as áreas de distribuição das espécies de peixe e de polvo apenas coincidem parcialmente, este comportamento por parte do peixe não pode ser uma estratégia característica da espécie mas apenas das populações que coocorrem.
Fontes: resources.metapress.com, www.sciencedaily.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário