quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mãe, porque é que fevereiro, este ano, tem 29 dias?

Para responder a esta pergunta, é necessário primeiro entender cientificamente o que é um dia e o que é um ano. Um dia é o tempo que a Terra demora a rodar sobre o seu próprio eixo: 86.400 segundos, 3.600 minutos, 24 horas. A definição de um ano já é um pouco mais complexa e o facto de existirem três formas de o calcular, cada uma delas com valores diferentes, não ajuda nada. A mais usada é o ano tropical, que é calculado através da inclinação do eixo da Terra face à sua posição com o Sol, determinando também as estações. O problema de colocar tudo isto em sintonia com o calendário começa quando um ano tropical tem uma duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos. Ou seja, ligeiramente mais que os habituais 365 dias que vemos todos os anos no calendário. Isto quer também dizer que o ciclo dia/noite, analisado facilmente através da posição da Terra face ao Sol e calculado dentro de um período de 24 horas, não está em sintonia com a duração de um ano. Associar o calendário normal com 365 dias à rotação anual da Terra em torno do Sol significa que, com o passar dos anos, as estações começariam a ficar desalinhadas do intervalo de meses tipificado no calendário. No primeiro ano, ficaríamos com apenas 5 horas, 48 minutos e 45 segundos “extras”, mas passadas três decadas o desvio seria de uma semana e após várias centenas de anos as estações estariam invertidas – em Portugal, por exemplo, o inverno passaria a ser em agosto e o verão em dezembro.

A solução para tudo isto passa pelos anos bissextos. A cada quatro anos, fevereiro recebe um dia adicional que alinha os meses estabelecidos no calendário com as estações definidas pela órbita da Terra. Contudo, adicionar um dia a cada quatro anos acaba por ser demasiado e volta a surgir o mesmo problema. Para compensar este desvio, foi criada uma nova regra. Em cada mudança de século, desde que o ano não seja divisível por 400, o ano bissexto deixa de o ser. Ou seja, 1796 e 1804 foram anos bissextos, mas 1800 não o foi. O ano 2000, que deveria seguir a mesma regra, conta como ano bissexto, visto que é divisível por 400. Curiosamente, continua a haver um pequeno desvio de um dia a cada oito mil anos.
Para perceberes o porquê da necessidade do 29 de fevereiro, vê o vídeo que apresenta uma boa explicação para a questão. O único senão é estar em inglês, mas não faz mal porque assim sempre treinas a língua.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mãe, como os camaleões conseguem mudar de cor?


 Um dos animais que mais me impressionam são os camaleões, principalmente a sua capacidade de mudar de cor. 

Nome popular: Camaleão comum
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Chamaeleontidae
Nome científico: Chamaeleo chamaeleon
Nome inglês: Common ou European ou Mediterranean Chameleon
Nome em Italiano: camaleonte comune
Comprimento: até 60 cm

Características:
Língua protrátil, cauda preênsil, patas fortes.
Alimentação: Alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados. O camaleão cacteriza-se por se movimentar   com extrema lentidão. Para apanhar  a sua presa, utiliza a língua como se fosse um laço. Consegue, com a velocidadade de um raio, estender a língua quase um metro. O inseto fica preso na ponta pegajosa da língua  sendo logo de seguida engulido.  Só com fotografias de alta velocidade é que o  processo pode ser estudado em detalhe.


Existem cerca de 160 espécies em todo o mundo, mas poucas pessoas sabem que nem todas são capazes de mudar de cor. O registro fóssil mostra que estes répteis adaptados para escalada e caça visual habitam a Terra há pelo menos 26 milhões de anos (com desconfiança  de que possam ser tão antigos quanto 100 milhões de anos).
Mas, voltando ao assunto, a primeira pergunta  é: como os camaleões conseguem essas mudanças de cor?
Talvez não saibam mas a pele dos camaleões é transparente? Pois é, as células responsáveis por sua coloração, chamadas cromatóforos, ficam sob essa primeira camada de pele, e são altamente especializadas.
As células da camada superior são chamadas xantóforos (pigmento amarelo) e eritróforos (pigmento vermelho). Logo abaixo estão os iridóforos (ou guanóforos), que contém guanina, uma substância de aparência cristalina que reflete a parte azul da luz incidente. Se a camada superior de células aparecer principalmente amarela, a luz refletida se torna verde (azul + amarelo = verde, lembram das aulas de Educação Visual?). Ainda há uma camada de melanina (pigmento escuro que dá  o nosso tom de pele e nos protege dos raios ultravioleta – UV – da radiação solar),  camada  mais profunda nas células refletoras,  que também influencia na intensidade da luz refletida.
 Ao contrário do que se pensa, os camaleões normalmente alteram sua cor em função do estado comportamental em que se encontram. As mudanças são também um tipo de indicador social para seus semelhantes, e há pesquisas que sugerem que a pressão inicial para evolução do sistema de cores tenha sido a sinalização social, e que os métodos de camuflagem tenham sido um efeito secundário.

Parece que o vídeo (encontrado na net) apresentado aqui,  não é verdadeiro, no entanto não deixa de ser curioso, já que refere uma realidade.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Auroras; Como explicá-las?

Já conheces o sapo cowboy, o besouro cornudo ou o peixe-gato com espinhos?

“Uma expedição científica ao Suriname embrenhou-se numa das últimas florestas tropicais virgens do planeta e identificou 1300 espécies, das quais 46 ainda não constavam da lista da biodiversidade mundial. (…)
Um peixe-gato (Pseudacanthicus sp.), coberto de espinhos para se proteger das piranhas, estava prestes a ser comido como um snack por um dos guias locais quando os cientistas repararam que esta era uma espécie ainda desconhecida e o preservaram como um espécime.
Ainda nesta floresta muito pouco estudada, os investigadores encontraram o sapo cowboy (Hypsiboas sp.), que parece ter esporas nas patas (…)

O sapo cowboy:   http://cdn.c.photoshelter.com/img-et/I000062lz4HBXwOs/s/750/mlAMZ03-04-0007.jpg
Além das 46 novas espécies, a expedição identificou 1300 já documentadas, incluindo o sapo Pac-Man (Ceratophrys cornuta), predador voraz que consegue comer presas quase do seu tamanho, incluindo aves, ratos e outros anfíbios. (…)
O grande besouro cornudo (Coprophanaeus lancifer) tem o tamanho de uma tangerina e pesa mais de seis gramas. Este animal, de cor metálica e púrpura, tem um corno na cabeça que usa como arma contra outros besouros. (…)”
Imagem - O grande besouro cornudo http://farm4.staticflickr.com/3215/3042553793_2de118cbe4_z.jpg

Leiam a notícia no Público.